O papel dos iniciadores de pagamento é ampliar o alcance do Open Finance, proporcionando melhores experiências nas jornadas de pagamento dos serviços que usamos no dia a dia.
Os iniciadores de pagamentos ou iniciador de transação de pagamento (ITP), é um serviço que vai permitir aos usuários iniciar uma transação de pagamento – que será efetivada em uma conta de depósito ou pagamento – comandada em uma instituição não detentora de conta.
Por exemplo, com o iniciador de pagamentos será possível fazer um PIX acessando o aplicativo do seu banco apenas para confirmar a transação, toda a informação do pagamento terá sido preparada no iniciador.
Qual a importância da ativação dos iniciadores?
Os iniciadores de pagamentos permitem que, com a tecnologia das APIs, seja possível simplificar o processo de pagamento do usuário, pois as operações estarão integradas ao ambiente no qual se decidiu realizar o pagamento: rede social, site de compras, app de food etc. Isso agilizará o processo de pagamento para que o usuário não precise sair do aplicativo ou digitar informações do pagamento (dados do recebedor, valores) e assim ganhe tempo na transação.
Para quem está recebendo também haverá vantagens que impactam nos consumidores, pois as informações dos pagamentos estarão integradas ao sistema de gestão das empresas. Sabe aquela história do “estamos processando seu pagamento” ou “a baixa do boleto ocorrerá em 72 horas?” Será coisa do passado, pois o processamento poderá ocorrer em poucos minutos ou mesmo em tempo real.
ITPs Na prática
Vamos conferir isso na prática. Recentemente o Mercado Pago, uma fintech do Mercado Livre, começou a transferência (depósito) via Pix Open Finance em produção aberta. Veja como isso funciona na prática:
- O usuário acessa o aplicativo do Mercado Pago
- Logo acessa em Depositar > Pix via Open Finance
- O App conecta automaticamente com 10 bancos: Nubank, Banco do Brasil, Itaú Unibanco, Banco Bmg, Bradesco, Santander Brasil, Iti, Banco Next, PagBank PagSeguro, PicPay.
O usuário indicará apenas um desses bancos de onde trará os recursos e o valor.
Por meio do open banking será redirecionado para o aplicativo do banco, passará pelo processo de autenticação padrão do banco, o que garante a segurança da transação.
Confirmará a transferência que estará com aviso de “pendente” em primeiro plano no aplicativo ou Internet Banking do banco detentor da conta.
Será redirecionado de volta para o App do Mercado Pago, tudo em uma única jornada.