O Real Digital ainda vai entrar em fase de testes e logo será a versão digital/virtual do dinheiro físico. Algumas pessoas, porém, tem dúvidas de quais as diferenças entre ele e o PIX, visto que os dois envolvem dinheiro virtual.
O PIX é uma operação monetária que ocorre em diversos países e que pode ser feita de qualquer instituição financeira.
Com o PIX, é possível enviar e receber transações de modo instantâneo, o que é diferente de outros tipos de transferências, visto que o dinheiro cai na conta na hora, já o real digital não é para ser utilizado como uma espécie de transferência e sim como extensão do dinheiro físico brasileiro.
O Real Digital tem como objetivo facilitar quaisquer operações virtuais do cotidiano que envolvam dinheiro, como recebimento por serviços prestados pela internet.
O PIX por sua vez também foi criado com a intenção de facilitar a vida do usuário, mas no sentido de transações eletrônicas, visto que antes de ele surgir, não existia qualquer opção de transferência que fosse feita de modo instantâneo.
Quais as vantagens do PIX?
Este modo de transferência facilitou muito a vida das pessoas, sua principal vantagem é a instantaneidade, tanto para o pagador como para o recebedor.
Outra vantagem é que o pix também pode ser pago por meio de um QRCode e por essa praticidade, muitos estabelecimentos, até mesmo restaurantes, já aderiram a essa forma de pagamento, que vem se tornando cada vez mais popular.
Transferências via pix podem ser feitas a qualquer hora do dia e além disso são gratuitas e ilimitadas para pessoas físicas.
Quais as vantagens do Real Digital?
O real digital vai contar com diversas vantagens, entre elas, facilidade, agilidade e rapidez, isso porque os pagamentos poderão ser feitos instantaneamente, assim como funciona no pix. Além disso, com a moeda virtual será possível combater o crime e evitar fraudes.
É importante destacar que com o real digital, transações internacionais provavelmente poderão ser feitas sem que haja necessidade de um intermediador e outros trâmites burocráticos.
O real digital vai ser um apicativo?
Não, assim como o pix não é um aplicativo, o real digital também não será. Ainda não se sabe ao certo como a moeda virtual será “armazenada”, mas ela não terá a forma de um app.
O pix e o real digital são seguros?
Sim, ambos são seguros e certificados pelo Banco Central do Brasil. O real digital ainda vai iniciar a fase de testes e só será lançado, com previsão para 2024, quando for comprovado que é seguro.